Pular para o conteúdo principal

24 de junho dia de São João


DIA DE SÃO JOÃO


Hoje é dia de São João!

Esse santo é o responsável pelo título de "santo festeiro", por isso, no dia 24 de junho, dia do seu nascimento, as festas são recheadas de muita dança, em especial o forró.

Alguns símbolos são conhecidos por remeterem ao nascimento de São João, como a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha e o manjericão.

Hoje, nas cidades nordestinas, existe o costume de, na madrugada do dia 24 de junho, tomar banho em um rio ou mesmo mergulhar uma imagem do santo, como forma de purificação.


FESTA JUNINA

Você sabe a origem da festa junina?
As Festas Juninas são celebradas ao longo do mês de junho. Sua origem foram as festas pagãs, com fogueiras e queimas de fogos para afugentar os maus espíritos. Elas começaram nos campos e plantações originando os trajes típicos de caipiras e sinhazinhas, com casamento de roça, discurso do padrinho, as capelinhas decoradas etc.Com o passar do tempo, as festividades foram tomando um cunho religioso.
Pela tradição, a festa junina consiste em celebrar os bons resultados da colheita e também, pedir que o próximo plantio traga bons frutos. São João é o santo protetor das colheitas e se faz comemorar com seus seguidores: Santo Antonio e São Pedro (assim, 24, 13, 29 de junho).Esta festividade demonstra devoção e homenagem dos devotos. As festas juninas estão enraizadas de arte popular com suas influências próprias das regiões, cheias de pureza, ingenuidade, poesia e inspiração.Vamos agora aprender um pouco mais sobre alguns elementos e atividades que toda a festa junina tem, segue: FogueiraA fogueira na festa junina representa chama de vida e boas novas. Elas são utilizadas para esquentar as comidas típicas, como canjica, curau e até mesmo o quentão, bebida própria para aquecer em dias de frio, temperada com gengibre. A fogueira, fica em envidência na festa e é rodeada por lanternas e bandeirinhas formando o típico ambiente de arraial. MúsicaA música é tocada ao longo da festividade sob o ritmo acentuado de forró. A banda é um item imprescindível, funciona como animadora. A banda esta composta de vários instrumentos como: tambores, bongós, pauzinhos, guisos, reco-reco, berimbau, cackeckê, triângulos, etc.Para ver a letra de algumas das musicas mais tradicionais clique aqui!
DançaExistem diversas danças, mas a mais conhecida é a quadrilha.A quadrilha é uma dança feita para agradecer a boa colheita e homenagear São João, Santo Antônio e São Pedro. Nela, um marcador comanda a dança. Os comandos devem ser seguidos e respeitados.Esta dança típica chegou ao Brasil durante o período regencial e fez grande sucesso na corte do Rio de Janeiro, caindo depois no gosto popular. A sanfona, a vila, o violão e o triângulo são instrumentos muito utilizados para acompanhar a quadrilha.A dança começa com os casais posicionados frente a frente. Os cavalheiros cumprimentam as damas e em seguida, as damas cumprimentam os cavalheiros. Eles trocam de lado, em seguida o cavalheiro busca a dama e começa o grande passeio pela roça. Esse passeio apresenta diversas interferências ditas pelo marcador, como "olha a chuva, "olha a cobra". Ao final, o casal despede-se. BrincadeirasCorrida de sapatosOs sapatos dos participantes da atividade são misturados e colocados a uma certa distância da linha de partida. Após o sinal, os jogadores devem ir pulando com o pé esquerdo até o local onde estão os sapatos estão, calçar e voltar ao ponto de partida. Os participantes que calçarem os sapatos errados ou trocados serão desclassificados.O jogo também pode ser realizado em equipes. A equipe que terminar de calçar os sapatos e voltar ao ponto de partida primeiro, vence o jogo. Corrida do ovoÉ estabelecido um ponto de partida e de chegada. Os participantes devem estar posicionados no ponto de partida. Eles receberão uma colher com um ovo. A colher é colocada na boca. Vence o participante que chegar ao final primeiro sem derrubar o ovo da colher.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kit Hospitalar

“Scalón Uniformes” lança o “Kit Hospitalar” Conjunto personalizado de cama e banho para quartos de hospitais, spas e clínicas deixa o ambiente aconchegante e os pacientes mais confortáveis! São Paulo, maio de 2012 – A “Scalón Uniformes”, empresa que oferece soluções em uniformização através de consultoria especializada, está lançando o “Kit Hospitalar”. Composto de peças de cama e banho personalizados para hospitais, spas e clínicas, o kit promove todo aconchego de casa para dentro desses ambientes. Atuando há mais de 25 anos no mercado, a “Scalón Uniformes” tem como objetivo, agregar conforto, estilo e modernidade e por essa razão a “Scalón” ampliou sua gama de produtos oferecendo artigos além dos tradicionais uniformes. O “Kit Hospitalar” traz para cada paciente e acompanhante um quarto como se fosse seu próprio quarto, bem acolhedor, e com seu perfil em todo o enxoval. “Atualmente não bastam as habilidades como profissional da saúde, os pacientes, acompanhantes ou fami

31 de maio: dia do Comissário de Bordo

Um comissário é o profissional que atua a bordo de aeronave, zelando pela segurança e conforto dos passageiros. Quando do sexo feminino, este profissional é, formalmente, chamado comissária no Brasil e assistente em Portugal ou, popularmente, respectivamente aeromoça e hospedeira do ar. A categoria de comissário está incluída no grupo profissional designado "pessoal de cabine" ou "pessoal navegante comercial" ou até mesmo "tripulação", quando há um grupo de comissários. Fica Aqui a nossa homenagem a esse profissional que presta esse belo trabalho e que nos serve tão bem ! ! !

Scalón Uniformes é contemplada pelo Mackenzie

Scalón Uniformes com mais dois parceiros dos 4 Cantos da Moda, foram contemplados pelo Edital do Mackenzie, no Projeto de Produto de Inovação, NIT- Núcleo de Inovação e Tecnologia, como incubados, com o Apoio da Universidade Presbiteriana Mackenzie: -Curso de “Laboratório de Liderança Empreendedora” Setembro 2009 ministrado no Sebrae-SP Leste por Antonio Agrismar Tavares Grangeiro, psicólogo e Coach pelo ICC;

dia 12 de Maio: dia do Enfermeiro

Enfermagem é a arte de cuidar e a ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano. No Brasil, o enfermeiro é um profissional de nível superior da área da saúde, responsável inicialmente pela promoção, prevenção e na recuperação da saúde dos indivíduos, dentro de sua comunidade. O enfermeiro é um profissional preparado para atuar em todas as áreas da saúde. Essa é a Nossa Homagem a TODOS os Enfermeiros ! ! !